sexta-feira, 21 de julho de 2017

Usado como proposta política, CVT está hoje em estado de calamidade

Posted at  sexta-feira, julho 21, 2017  |  in  Politíca

A situação é de abandono.
Foto: Jaguaribara em Foco 
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Jaguaribara está em estado de calamidade. O recinto era cedido à prefeitura, mas hoje se encontra abandonado e com estrutura deteriorada. “Jaguaribara em Foco” foi ao local e flagrou cenário nada educacional.

Há mais de 17 anos a população de Jaguaribara aguarda o início das atividades do CVT. O prédio foi construído em conjunto com a cidade planejada, em 2001, mas pela demora na compra dos equipamentos – o que aconteceu somente em 2006 - a prefeitura autorizou o funcionamento da Escola Municipal de Tempo Integral Tapete Mágico no mesmo espaço.

A partir dos seus CVTs, unidades operacionais comandadas pela Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação - DETI, o Instituto CENTEC oferece cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores em diversas áreas. Mas mesmo com prédio pronto e equipamentos, a unidade nunca funcionou em Jaguaribara.

Juju participou de reunião em março.
Foto: www.
desimbloglio.blogspot.com.br/ 
Em março deste ano, o prefeito do município Joacy Alves dos Santos Júnior, Juju (PSDB) participou de reunião com o diretor de Controle e Risco do BNB, Nicola Miccione, o superintendente de Políticas e Desenvolvimento, Fran Bezerra e o superintendente do BNB no Ceará, Jorge Antônio Bagdeve de Oliveira, como também outros prefeitos da região para discutir o assunto.


Juju, por sua vez, observou o óbvio e disse que o CVT do município nunca funcionou, considerando oportuna a realização do estudo de desenvolvimento regional. Enquanto isso, o prefeito de Jaguaribe José Abner entregará 3 unidades em seu município.

O antecessor de Juju, Franciní Guedes (PSDB), utilizou em sua campanha política a revitalização do CVT. Em março de 2014 ele participou de uma reunião com o Centec para resolver o “impasse”. Como na época a Prefeitura estava construindo um novo prédio para abrigar a Escola Tapete Mágico com inauguração prevista para abril de 2014, ficou decidido que a inauguração do CVT seria em junho do mesmo ano, após a realização de pequenos reparos e uma nova pintura no prédio. O diretor do Centec Ferrer Bezerra e o coordenador do CVT, Antonio Ximenes, realizaram visita técnica á Jaguaribara em novembro de 2014 para verificar o andamento da construção da nova estrutura. O novo calendário firmado adiou a inauguração e previa o início das atividades do CVT para janeiro de 2015.  
Franciní chegou a receber direção do Centec em novembro de 2014.
Foto: Divulgação/CENTEC

O ex-prefeito Franciní Guedes chegou a afirmar na época está totalmente engajado na implantação da unidade do Centec, pois “o CVT é uma demanda de toda a população e é muito importante para o desenvolvimento de toda a região, fortalecendo a educação profissionalizante e, consequentemente, os mais diversos setores econômicos”. No entanto, os planos tomaram outros caminhos e Franciní terminou sua gestão sem inaugurar a unidade do CVT em Jaguaribara.

O atual prefeito Juju também utilizou a revitalização do CVT como proposta na sua contenda eleitoral da campanha no ano passado, como mostra o seu plano de governo e discursos em palanques.


Nesta sexta-feira (21/07), Jaguaribara em Foco foi à unidade do CVT em Jaguaribara localizada no centro da cidade na Rua Francisco Melanias Bezerra, s/nº. Por lá a situação é entristecedora, tendo em vista que grande parte da estrutura está comprometida, e outra destruída. 
Na chegada ao local nos deparamos com muita sujeira.
Foto: Jaguaribara em Foco

Mesmo com portão trancado, há sinais de vandalismo.
Foto: Jaguaribara em Foco
No local há muita sujeira.
Foto: Jaguaribara em Foco


As vidraças da frente estão quebradas.
Foto: Jaguaribara em Foco
O CVT de Jaguaribara é de responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará através do Centec. 

O secretário de educação de Jaguaribara João Paulo Fernandes Leite informou a Jaguaribara em Foco que se reuniu com o responsável para trazer cursos concomitantes para o Liceu José Furtado de Macedo e cursos de extensão voltados a comunidade. O mesmo ainda informou que o município não está contemplado na lista das unidades do CVT que atuarão neste ano, o que inviabiliza a tomada de iniciativas por parte da prefeitura, pois a prioridade no momento é o ensino regular, especificamente a reformas de escolas e a construção de novas salas de aulas. 

Segundo João Paulo, para que haja o funcionamento da unidade do CVT no município é necessário a transferência de responsabilidade sobre a execução do projeto, ou seja, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado deve passar a supervisão da unidade para a Secretaria de Educação do Estado, o que até o momento não aconteceu. 

Esta reportagem contou como fontes as publicações de Centec (2014), Desimbloglio (2017) e Centec-CVT (s. d.).


Atualização:
Após ter conhecimento da reportagem de Jaguaribara em Foco, a Prefeitura Municipal de Jaguaribara se pronunciou sobre o assunto. Veja aqui.

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top