segunda-feira, 24 de julho de 2017

Prefeitura dá esclarecimentos sobre situação do CVT e confirma sua ‘reabertura’

Posted at  segunda-feira, julho 24, 2017  |  in  Governo Municipal

Reunião com o Secretário de Educação do Estado Ildivan Alencar tratando vários assuntos, entre eles reformas do CVT e implementação de cursos técnicos. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Prefeitura Municipal de Jaguaribara (PMJ) teve conhecimento da reportagem de “Jaguaribara em Foco” e através de seus secretários de governo firmaram esclarecimentos acerca da atual situação do prédio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município. A PMJ confirma a possibilidade de funcionamento da unidade, o que pode ocorrer num futuro próximo.

Foto: Jaguaribara em Foco
No dia 21 de julho “Jaguaribara em Foco” denunciou o estado de calamidade do CVT que é de responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará através do Centec. Para ver a reportagem completa clique aqui. Apesar da revitalização do CVT ter sido utilizado como proposta de governo de muitos candidatos ao Executivo Municipal, os jaguaribarenses nunca foram contemplados com o funcionamento da unidade.

Ontem (23/07) após repercussão da reportagem de Jaguaribara em Foco, o secretário municipal de educação João Paulo Fernandes Leite através de suas redes sociais disse que o prefeito Joacy Júnior, o próprio secretário de educação e a secretária de desenvolvimento econômico do município em audiência com o Secretário de Educação do Estado do Ceará Ildivan Alencar firmaram o compromisso de reformar o prédio e ofertar cursos para a unidade.

A secretária de desenvolvimento econômico Livia Israela Barreto da Silva também se pronunciou sobre o assunto:
“[...] Logo quando assumimos a gestão do início do ano, fomos procurar apoio para a reabertura do CVT, porém, fomos informados que os mesmos seriam desativados no Estado, e foi o que aconteceu: 26 [unidades do] CVTs foram fechadas. Então, fomos buscar novas parcerias, mas lembrando de que o prédio e os equipamentos não pertencem à prefeitura, e sim ao Estado. Para resumir essa história, o secretário [de educação] João Paulo Fernandes esteve com o Secretário Estadual de Educação, como já explicou no comentário acima, após essa reforma entraremos com cursos de graduação e técnicos através de instituições públicas de ensino, como a UFC [Universidade Federal do Ceará] através de Dr. Odorico de Moraes que está nos apoiando nessa batalha. Para finalizar, tudo isso que coloquei nessa postagem, já havia sido repassado para a população em nosso programa de rádio na Jaguaribara FM."

No dia da publicação da reportagem citada anteriormente “Jaguaribara em Foco” procurou o secretário de educação do município, João Paulo Fernandes Leite, que por sua vez, informou que se reuniu com o responsável para trazer cursos concomitantes e de extensão voltados à comunidade. O mesmo ainda disse que o município não está contemplado na lista das unidades do CVT que atuarão neste ano, o que inviabiliza a tomada de iniciativas por parte da prefeitura, pois a prioridade no momento é o ensino regular, especificamente a reformas de escolas e a construção de novas salas de aulas. Segundo João Paulo, para que haja o funcionamento da unidade do CVT no município é necessária à transferência de responsabilidade sobre a execução do projeto, ou seja, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado deve passar a supervisão da unidade para a Secretaria de Educação do Estado, o que até o momento não aconteceu.


Curta e compartilhe

1 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top